Varíola dos Macacos, caso suspeito em Itabira exame dá NEGATIVO

O caso suspeito de varíola dos macacos na cidade de Itabira foi descartado. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a notificação de que o paciente que apresentou sintomas parecidos com a doença não estava infectado.

Em comunicado, a Prefeitura de Itabira informou que o “teste realizado após um paciente ter apresentado suspeita da doença monkeypox (varíola dos macacos) teve resultado negativo”.

A notificação ao Município foi feita nessa quarta-feira (03/08) e o caso em investigação foi encerrado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu nesta manhã o resultado negativo da testagem para a Varíola dos Macacos de um morador de Itabira que estava em isolamento domiciliar. Dessa forma, não há, neste momento, casos suspeitos em investigação no município.

Saiba mais

A Monkeypox é uma doença viral causada pelo vírus de mesmo nome. Apesar do nome, é importante destacar que os macacos não são reservatórios do vírus da varíola. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, com as lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva. As pessoas que possuem contato íntimo, membros da família e parceiros sexuais correm maior risco de infecção, assim como profissionais de saúde.

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …