Vale abre edital para realização de eventos na Mina Águas Claras
Vale abre edital para realização de eventos de lazer, esporte, cultura e meio ambiente na Mina de Águas Claras, em Nova Lima
A chamada integra plano da empresa para fomentar novo uso do espaço pós-mineração. Situada ao redor da Serra do Curral, não haverá custos para utilização da área.
A Vale está abrindo as portas da Mina de Águas Claras (MAC), na região da Serra do Curral – considerada um dos cartões postais da capital mineira -, para que produtores culturais e empresas dos setores de entretenimento, cultura, lazer, esporte e meio ambiente realizem projetos ou eventos na unidade, localizada em Nova Lima, divisa com Belo Horizonte. Nesta terça-feira (20), a Vale lançou o 1º Edital Uso Futuro MAC, disponibilizando, gratuitamente, uma área de cerca de 30 mil metros quadrados a céu aberto, o equivalente a três campos de futebol, para a realização das iniciativas, com capacidade para até 1 mil pessoas.
No dia 5 de julho haverá uma chamada virtual, na qual serão repassados os detalhes e as informações gerais do edital. Posteriormente, será possível agendar visita técnica ao espaço para planejamento da atividade. As inscrições dos projetos podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site vale.com/usofuturo .
O edital é uma das ações da Vale para fomentar novo uso e ocupação da Mina de Águas Claras, de antiga área de mineração para um local de convivência da sociedade, com foco na geração de valor compartilhado e no desenvolvimento local.
De acordo com Gustavo Roque, gerente de Uso Futuro da Vale, a chamada é resultado de estudos sobre as potencialidades da região e da escuta ativa realizada com moradores dos bairros vizinhos em relação às expectativas para uso do território. “Este é um passo importante no processo de ressignificação da Mina de Águas Claras, que atravessa um período de transição do ambiente de mineração para um espaço de lazer e convivência de toda a comunidade. Estamos trabalhando para que a unidade seja um legado da mineração para a população de Nova Lima e da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.
No último ano, a Mina de Águas Claras sediou eventos culturais, de lazer e esportivos, atraindo cerca de 700 pessoas.
Sobre a Mina de Águas Claras
A Mina de Águas Claras está localizada na região da Serra do Curral, símbolo de Belo Horizonte e importante patrimônio histórico, cultural e paisagístico de Minas Gerais. A unidade produziu minério de ferro por 30 anos, entre 1972 e 2002. Adquirida pela Vale em 2006, o local atualmente abriga escritórios administrativos da empresa e passa por obras de recuperação ambiental e fechamento de mina, que envolvem intervenções de caráter geotécnico para a reconformação e segurança das antigas estruturas da mineração. Importante esclarecer que o espaço destinado para eventos do edital já teve sua fase de obras concluída.
Com área total de 1.908 hectares, a Mina de Águas Claras abriga 1.225 hectares de áreas verdes protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, além de reservas e áreas de proteção permanentes pertencentes a biomas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais em diversos estágios de recuperação.
A RPPN Mata do Jambreiro possui 912 hectares e se configura em um bolsão de preservação da Mata Atlântica de alto valor para a qualidade de vida na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A reserva abriga nascentes de diversos córregos contribuintes do Rio das Velhas, como o Aperta Pé, o Jambreiro, o Águas Claras, o Campo Alegre, o Crioulos, o Criminoso, o Diamante e o Samambaia.