“UNIFUNCESI”, Itabira ganha um Centro Universitário

“A Funcesi tem 28 anos de existência, e atua como instituição mantenedora do Unifuncesi. Gostaria de destacar, quantos profissionais passaram por aqui, como alunos. Um dos grandes objetivos é a ampliação da grade de cursos que pretendemos implantar, principalmente a medicina. Para isso, estamos com processo em andamento no MEC. Passamos pela primeira etapa de avaliação. Já realizamos todo o protocolo exigido no ingresso para a segunda fase. Agora, estamos aguardando ansiosos que chegue a próxima etapa, com a visita técnica in loco”, disse Maurício Guimarães Mendes, presidente da Funcesi.

O fato de Itabira ter duas unidades, e considerável número de leitos, no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), e no Nossa Senhora das Dores (HNSD), além de outras unidades hospitalares em cidades próximas, é fator determinante, considerado pelo Governo Federal, para conceder a autorização do curso de medicina. “Nesse empenho em trazer o curso de medicina, procuramos parcerias e consultorias, com a tradicional escola de Belo Horizonte: Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), com mais de 70 anos de existência, para trazer a possibilidade de formar grandes profissionais”, disse Maurício Mendes.

O perfil do município na gestão plena no setor, com a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) também pesa favoravelmente a implantação do curso de medicina. O impacto econômico será considerável, com a graduação ainda em fase de análise, com resultados na rede hoteleira, imobiliária, prestação de serviços, e comércio ligado ao segmento, influenciado a mudança no desenvolvimento econômico a uma cidade ainda, intimamente, ligada a mineração, além de atuar na área social. “Contribuímos com significativos projetos, como: Clínica Escola com 700 atendimentos mensais, para dois planos de saúde e principalmente pacientes do SUS, e o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), com 800 atendimentos nas áreas cíveis e penais por mês”, explicou o presidente da Funcesi.

Se implantado, o curso de medicina, a princípio ofereceria 120 vagas. Contatos com as gestões do HMCC e HNSD, já ocorreram, no sentido de se prepararem para receber os futuros médicos, além de causar reflexos em clínicas, e indústrias de equipamentos hospitalares. O investimento ocorreu, e depois desta preparação, se mantém, até a finalização de todo processo de elevação para a categoria de Centro Universitário. O Unifuncesi promete contribuição no desenvolvimento econômico e social da região. Recursos materiais, na infraestrutura e em recursos humanos, fazem parte do investimento necessário para constituir essa nova fase.

“A Funcesi mantinha até então, a faculdade, e mudamos o status para Centro Universitário, um reconhecimento no ensino. A instituição teve que comprovar para o MEC, a sua qualidade, principalmente dos docentes e corpo técnico, para poder ampliar a oferta de cursos. Podemos garantir que, agora, a Unifuncesi tem maior autonomia na gestão, oferta, atendimento de acordo com a necessidade regional, e até mesmo das pessoas que estão longe daqui. O Centro Universitário busca o credenciamento na modalidade EAD, de forma inovadora, sem deixar o que conquistamos atualmente, a excelência nos cursos presenciais”, revelou Flávia Martins Guerra Pantuza, reitora do Unifuncesi.

Fonte – Éuclides Eder

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …