Suspeito de furto a banco é preso em operação da PCMG em Contagem
Um homem, de 46 anos, foi preso em flagrante, nessa terça-feira (20/8), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A ação foi realizada em decorrência de investigações que apuram o furto a uma agência bancária em Perdões, região Oeste de Minas.
Contra o investigado também foi cumprido um mandado de prisão preventiva. Ele é suspeito de furto qualificado pelo arrombamento, concurso de pessoas, rompimento de obstáculo e repouso noturno, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.
Crime
Na madrugada da última quinta-feira (15/8), uma agência bancária da cidade de Perdões foi alvo de furto. Levantamentos apontam que duas pessoas – as quais a possivelmente contaram com o auxílio de outras – quebraram a parede lateral do imóvel e entraram no refeitório do estabelecimento. Após desativar o alarme e arrombar um cofre, os indivíduos teriam subtraído aproximadamente R$ 7 mil.
Nas imagens das câmeras de segurança, os policiais observaram que os suspeitos utilizavam capuz, máscara, luvas e lanternas. Um deles teria direcionado o feixe de luz da lanterna para a câmera de segurança, com a finalidade de ofuscar a captação das imagens.
Investigações
Durante investigações, realizadas pelas equipes das delegacias de Polícia Civil em Perdões, Lavras e da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma) em Belo Horizonte, o suspeito de 46 anos foi identificado, assim como sua localização. Os policiais descobriram, ainda, que o veículo utilizado no crime seria oriundo de furto e estaria com placas clonadas.
A Polícia Civil representou ao Poder Judiciário para decretação da prisão preventiva do suspeito e expedição de mandado de busca e apreensão em imóvel relacionado a ele. As cautelares foram deferidas, e a operação, deflagrada em ação integrada dos policiais civis lotados nas delegacias em Perdões, Lavras, Santo Antônio do Amparo e na Puma, em Belo Horizonte.
Operação
O suspeito foi localizado na residência investigada e detido. No imóvel, foram apreendidos, telefones celulares, ferramentas possivelmente utilizadas no crime, um aparelho bloqueador de sinal de telefone celular/rastreador de veículo, manta térmica utilizada durante o delito, e outros objetos de interesse investigativo.
Em uma rua paralela à residência, os policiais localizaram o veículo utilizado no crime. Ele havia sido furtado em Belo Horizonte, no último dia 6 de agosto.
No porta-malas do carro, foram encontradas as vestes utilizadas pelo suspeito durante a invasão ao banco, luvas, máscaras, ferramentas manuseadas no arrombamento da agência bancária e outros materiais também ligados à prática delitiva e ao homem detido.
A perícia técnica coletou material biológico e impressões digitais para auxiliar na identificação de outros indivíduos envolvidos no crime.
O investigado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
PCMG