Solenidade dos 40 anos de inclusão da mulher na PMMG fecha semana de comemorações

Após uma semana de intensa de programação pelos 40 anos de inclusão da mulher na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), uma solenidade comemorativa nesta sexta-feira (03/09), no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), encerrou as celebrações com a entrega de uma moeda comemorativa à policiais militares femininos representantes das unidades da capital e região metropolitana de Belo Horizonte que foram homenageadas, além de colaboradores, parceiros da instituição e autoridades do Governo do Estado. 

A moeda comemorativa pelas quatro décadas da mulher nas fileiras da PM tem um forte simbolismo, com a figura central de uma policial feminino prestando continência e no verso, o brasão da PMMG. Fechando a solenidade. houve um desfile em continência ao comandante-geral e em homenagem aos 40 anos de inclusão da mulher na PMMG, quando foi feita a apresentação da nova mascote dos militares mineiros: a PM Amiga Legal. 

Estiveram presentes na cerimônia o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Souza Rodrigues; coronéis do Alto-Comando da instituição, além de militares veteranas das primeiras turmas de mulheres que ingressaram na Polícia Militar a partir de 1981. 

Comemorações  Ao longo desse ano, os 40 anos da mulher na PMMG vem sendo enfatizado nas diversas atividades e cerimônias institucionais, como forma de celebrar a data e enaltecer a importância das policiais militares femininos no exercício das atividades policiais militares. Uma comissão planejou e executou as atividades comemorativas, que começaram com o programa Capelania, em homenagem às mulheres. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também prestou sua homenagem com uma reunião especial presidida pelo deputado estadual Coronel Sandro, autor do projeto de Lei 473 de 2019, elaborado com a finalidade de instituir o Dia do Policial Militar Feminino. Na terça-feira (31/08), ocorreu o lançamento do documentário “Mulher Policial – a história da policial feminino na PMMG”, uma honrosa e emocionante história contada por representantes do pioneirismo feminino na instituição. O dia 01 de setembro, na última quarta-feira foi o grande marco histórico desse ano de comemorações: o sancionamento presencial da Lei 23.893 pelo governador do Estado, Romeu Zema, que instituiu o Dia do Policial Feminino de Minas Gerais, exatamente no dia do ingresso da primeira turma de mulheres na instituição, por meio do curso de formação de sargentos, em 1981. No terceiro dia de comemoração também foi desencadeada a Operação Filhas de Minas, com emprego de 2.156 viaturas, compostas por 5.178 militares das diversas unidades da capital e interior, que teve como conceito a execução de ações e operações voltadas para a prevenção e repressão qualificada, bem como a melhoria da sensação de segurança. Durante a solenidade algumas policiais militares receberam, simbolicamente, um kit armamento/equipamento, com especificações condizentes com as particularidades da mulher, uma demonstração do cuidado da instituição com o público militar feminino. O quarto dia de comemoração foi marcado pela presença de representantes das policiais militares femininos de todo o Estado no seminário “Mulheres Militares: força e leveza da mulher na PMMG”, e ao final do seminário, foi lançado o livro “40 anos da mulher na Polícia Militar: uma história de pioneiras”, de autoria da tenente-coronel Lívia Neide de Azevedo Alves e da capitão Denise dos Santos Gonçalves.

Autor: PMMG

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …