Presidente da Câmara de Itabira pede oportunidade do primeiro emprego para jovens sem experiência

Weverton Vetão se reuniu esta semana com presidentes da Acita e CDL e propôs ações conjuntas para incentivar empresários a abrirem as portas do mercado de trabalho

O maior desafio encontrado por muitos jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho é conseguir o primeiro emprego. Afinal, se as empresas exigem uma experiência anterior para contratar o profissional, como é possível conseguir o primeiro emprego? Diante desse dilema, o presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB), levou a discussão até entidades como a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A ideia é criar ações conjuntas que visem a oferta do primeiro emprego, bem como a não cobrança de experiência aos jovens que não obtiveram nenhuma oportunidade até o momento. Para iniciar as discussões que vão gerar as ações futuras, Weverton Vetão solicitou uma reunião com filiados da Acita e CDL Itabira.

“Como cobrar experiência de quem nunca teve uma oportunidade? Não podemos utilizar o fator experiência como uma barreira para admissão dos jovens. É preciso lembrar que quando entramos para o mercado de trabalho também não tínhamos experiência. Embora o Brasil conte com programas como a Lei de Aprendizado e a Lei do Estágio, entre outros incentivos oferecidos, a taxa de desemprego entre os jovens ainda é grande”, declarou o presidente da Câmara de Itabira.

A taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% ao fim de 2020. Houve alta de 6 pontos percentuais em relação a 2019. É a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012. Os dados foram divulgados em março deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Weverton Vetão se comprometeu em buscar ações efetivas junto a empresários, entidades de classe e ao poder público para ampliação de ações que possam gerar o primeiro emprego aos jovens. A proposta apresentada pelo presidente do Legislativo foi bem recebida pelos presidentes da Acita e CDL.

“Dar a primeira oportunidade a quem não tem experiência permite que o lojista modele o funcionário de acordo com o seu jeito. Acho, inclusive, que essa proposta deve ser levada aos profissionais e empresas de recrutamento para que possamos trabalhar juntos’, ponderou o presidente da CDL Itabira, Maurício Henrique Martins.

A presidente da Acita, Cássia Menezes, destacou que a entidade possui projetos voltados para a diversificação econômica de Itabira. Dentre eles, é possível oferecer aos jovens capacitação para atuar em diversas áreas.

“Podemos entrar com parcerias para capacitação, mas também podemos ir além de ser ponte para o primeiro emprego. Podemos formar novos empreendedores. Precisamos pensar a Itabira do futuro, e o futuro são os jovens de agora”, afirmou a presidente da Acita, Cássia Menezes.

“O sangue novo no ambiente de trabalho, junto com a experiência dos colaboradores com mais tempo de casa, pode ser a medida exata para a inovação e melhoria de processos. Muitas boas ideias podem surgir desse contato, com mudanças que podem otimizar custos ou até gerar novos negócios em nossa cidade”, frisou Weverton Vetão.

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …