Polícia Militar celebra os 25 anos do Proerd promovendo Seminário de Proteção Escolar
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), celebra este ano 25 anos de atuação junto às crianças e adolescentes do 5º ano, 7º ano e Ensino Médio nas escolas estaduais, municipais e particulares do estado. Para marcar a data, teve início nessa segunda-feira 13, o Seminário de Proteção Escolar. O evento, que seguirá até o dia 17/11, acontece na cidade de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Serão abordados temas como: Ações desenvolvidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no enfrentamento à violência no ambiente escolar, com a promotora de Justiça e coordenadora estadual de Defesa e Educação do MPMG, Ana Carolina Zambom; Drogas lícitas e ilícitas no ambiente escolar, com a pesquisadora do Toxlab da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nathalia Stephanie Oliveira Nascimento; Boas práticas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na rede de segurança escolar, com a coordenadora estadual do Proerd, tenente-coronel Naíma e a subchefe da Secretaria de Programas Institucionais da PMSC, capitão Karla; Prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes com, o promotor de Justiça dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Casé Fortes, além de workshops.
O programa
Desde que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) iniciou em Minas Gerais (1998) até o ano de 2022 foram atendidos diretamente aproximadamente 4,2 milhões crianças, adolescentes e pais. O Proerd tem por base o projeto “Drug Abuse Resistance Education” (D.A.R.E.), que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia/EUA, em 1983. Não obstante, a PMMG no ano de 2023 está desenvolvendo o Currículo Proerd Ensino Médio – “piloto” – sendo pioneira neste currículo em todo país.
PMMG