Palácio da Liberdade abre visitação pública durante esta semana

O Palácio da Liberdade oferece, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/03), visitação extra para o público. A iniciativa é direcionada a pequenos grupos, respeitando todas as normas de segurança sanitária.

Usualmente, as visitações acontecem aos sábados e domingos, por meio de parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a APPA – Arte e Cultura. A entrada é gratuita, aberta a todos, e ocorre em duas modalidades: visitação interna (que também inclui o acesso aos jardins) e visitação externa, que permite acesso apenas aos jardins.

O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial, o edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um grande atrativo do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tenha a oportunidade de conhecer essa importante referência cultural, política e arquitetônica do Estado.

Visitas mediadas aos Jardins do Palácio da Liberdade

Para que serve um jardim histórico? A visita mediada aos jardins do Palácio da Liberdade também faz parte da programação e pretende convidar o visitante para um encontro, uma conversa, um momento de contemplação do espaço. 

Com elementos que remetem à época da construção da cidade de Belo Horizonte, conhecer os Jardins do Palácio é também uma possibilidade de vivenciar as múltiplas temporalidades que o integram, além da fruição e entendimento dos bens que o compõem, sejam eles em seus aspectos históricos, decorativos e/ou simbólicos. 

A diversidade das espécies botânicas também faz deste espaço um patrimônio vivo, a ser significado pelos visitantes.

Serviço

Visitação com entrada limitada

  • Data: 23 e 24/3 (quarta e quinta-feira)
  • Duração das ações: aproximadamente 50 minutos
  • Ingressos: disponibilizados em www.sympla.com.br/appa 
  • Regras de visitação: clique aqui (Obs.: É necessário que o visitante esteja na recepção com 15 minutos de antecedência ao horário agendado).


*Mediação cultural (Jardins)

Horário: 9h15, 10h15, 11h15, 12h15, com entrada de grupos limitados

*Visitação externa (Jardins)

Horário: 13h10, 14h10, 15h10, 16h10, com entrada de grupos limitados

*Visitação interna (Palácio + jardins)

Horários: 13h, 14h, 15h, com entrada de grupos limitados

Veja Também

Operação Juízo Final resulta em prisão de foragido em Itajubá

Um homem de 34 anos, foragido da Justiça há mais de dois anos, foi preso …