Na manhã desta quinta-feira (30/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, em Itabira, região Central do estado, a operação Ares. A ação policial resultou na prisão de nove homens e uma mulher, suspeitos de envolvimento em crimes de homicídio e tráfico de drogas nos últimos meses.
Além dos mandados de prisão, 33 ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridas nos bairros Madre Maria de Jesus, Nova Vista, Bálsamos e Bela Vista, culminando no recolhimento de substâncias semelhantes à maconha, ao crack e à cocaína, além de balança de precisão.
Das prisões, oito foram em virtude de cautelares judiciais, sendo uma de uma mulher de 35 anos e as demais de homens de 19, 20, 21, 25, 27, 28 e 32 anos. Além disso, dois homens, de 30 e 35, foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Ao todo, foram apreendidas 21 porções de cocaína, 26 porções de crack, sete porções e meia barra de maconha, uma balança de precisão e anotações referentes ao tráfico de drogas
Conforme explica o delegado regional em Itabira, Helton Cota Lopes, a ação policial foi organizada pela Polícia Civil de modo a reprimir o histórico conflito na cidade entre grupos rivais que disputam as atividades de narcotráfico. “O nome da operação, Ares, em referência ao Deus grego da guerra, foi escolhido por essa razão, uma vez que dois grupos distintos disputam, há vários anos, pontos de vendas de drogas no município”, esclarece.
Ao fim dos trabalhos de polícia judiciária, todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional.
A operação Ares contou com o empenho de 80 policiais civis lotados no 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, com apoio da Coordenação Aerotática (CAT) e do Canil da PCMG.