Nesta terça-feira (2/1), em Paracatu, Noroeste do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) efetuou a prisão de um homem, de 30 anos, investigado pela prática dos crimes de perseguição e ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha, além de descumprimento de medida protetiva de urgência.
De acordo com a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Luciene Akemi Dadaltt, a vítima procurou a PCMG por meio da ferramenta“Chame a Frida”, via aplicativo de mensagem, relatando que o ex-companheiro estava ignorando a existência de medidas protetivas de afastamento e proibição de manter contato.
Segundo a vítima, o suspeito teria invadido sua residência, enviava mensagens insistentemente e, diante da recusa de retomar o relacionamento, chegou a divulgar o contato telefônico dela em grupos de prostituição/pornografia, causando-lhe vários transtornos.
Diante dos fatos, a PCMG representou pela expedição de mandado de prisão contra o suspeito, para garantia das medidas protetivas de urgência decretadas pela Justiça, sendo a prisão efetuada após levantamentos realizados pela equipe policial da Deam.
Chame a Frida
O acionamento da atendente virtual Frida é feito via aplicativo WhatsApp. O atendimento é realizado da seguinte forma: a vítima inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis. O objetivo do projeto é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil.
Canais de denúncia:
A PCMG orienta que todo caso de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro pode ser feito diretamente em unidade policial, via disques 180 ou 181 e também pela DELEGACIA VIRTUAL nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Acesse o manual produzido pela Polícia Civil e saiba mais sobre o tema (clique AQUI ).
*Foto: Arquivo PCMG