Blitz Educativa alerta motoristas sobre direção responsável no Carnaval

Blitz Integrada Educativa alerta motoristas sobre direção responsável durante o Carnaval

Ação coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública foi realizada na Praça da Savassi, em Belo Horizonte

A Secretaria de Estado de Justiça e segurança Pública (Sejusp) coordenou, na manhã desta quarta-feira (15/2), uma blitz integrada educativa, na Praça da Savassi, localizada no coração da capital mineira. A blitz teve como objetivo interagir com pedestres e motoristas para alertar e conscientizar os cidadãos sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas durante o período de Carnaval e os perigos da mistura bebida alcoólica e direção.

Para chamar ainda mais a atenção de quem trafegava pelas proximidades da praça, houve simulação de resgate, apresentação da equipe da Transitolândia e do grupo de teatro da BHTrans, além da distribuição de panfletos com dicas de segurança e apresentação de banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A ação contou com a participação das Polícias militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-MG, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e BHTrans.

Para a coordenadora de Políticas de Segurança no Trânsito da Sejusp, Christianne Aguiar, “essas ações de trânsito são extremamente importantes, pois vêm para prevenir acidentes de todo o tipo, seja com motoristas, pedestres, motociclistas ou ciclistas. Queremos orientar tanto as pessoas que chegam para curtir o Carnaval em BH, tanto aquelas que já estão aqui. Percebemos que a população legitima e apoia este tipo de iniciativa, entendem que é para o bem de todos. Reunimos, aqui, vários órgãos públicos ao mesmo tempo e com o mesmo fim: lembrar e conscientizar a todos do que é certo fazer no trânsito”.

Ketty Ricart, de 36 anos, passava pelo local e acompanhou uma das demonstrações de salvamento e resgate. Para ela, ações como esta são extremamente importantes, porque a população ainda precisa de uma conscientização maior sobre o tema.

“Eu me lembro da história de uma mãe que sempre ouvia o filho pedir que ela usasse o cinto de segurança. Em um determinado dia, ela se lembrou do filho e colocou o cinto. Neste dia ela sofreu um acidente e felizmente não enfrentou problemas maiores por estar com o equipamento de segurança. É muito importante a conscientização até mesmo das crianças, nas escolas e dentro de casa, a respeito de segurança, seja ela qual for. Quando a gente se protege, a gente protege outras pessoas também”.

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …