Ao longo deste mês, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vem realizando ações preventivas com o tema “Quebre o ciclo da violência”, campanha institucional do Agosto Lilás para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Além de escolas públicas na capital, servidoras da PCMG tiveram a oportunidade de orientar funcionários de empresas e clínica de reabilitação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Nesta sexta-feira (23/8), pais e responsáveis da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), localizada no bairro Gameleira, região Oeste da capital, participaram de uma roda de conversa. Na ocasião, a escrivã Milena Costa, chefe de cartório da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid), falou do trabalho da PCMG no combate à violência doméstica e familiar.
Ontem (22/8), a ação foi realizada na Mina da Mutuca, em Nova Lima, na RMBH, com a chefe da Divisão Especializada de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), delegada Renata Ribeiro, e a titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) em Sabará, delegada Joana Miraglia. O encontro reuniu funcionárias das empresas Vale e da Barbosa Mello Engenharia, que aprenderam sobre os tipos de violências contra mulheres e meninas. Na oportunidade, as delegadas falaram sobre como identificar relacionamentos abusivos e como procurar ajuda em casos de violência doméstica de gênero.
Ainda nessa quinta-feira (22/8), servidoras da Casa da Mulher Mineira ministraram palestra sobre a Lei Maria da Penha e seus avanços na Clínica de Reabilitação Recuperando Vidas, em Mateus Leme, na RMBH. Na unidade feminina, que acolhe pessoas com dependência química, a investigadora Isabella Maria e a técnica Stacy Caroline abordaram questões de abusos (psicológicos, físicos, mentais e sexuais) contra a mulher sob efeito de álcool e entorpecentes, além de falar sobre medida protetiva, prevenção ao feminicídio, e o auxílio da Polícia Civil no enfrentamento aos crimes dessa natureza.
A PCMG também foi representada no evento “Proteção em Foco: Medidas Protetivas na Lei Maria da Penha”, promovido em Belo Horizonte. A delegada Ana Paula Balbino, titular da Casa da Mulher Mineira, esteve com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e do Instituto Empoderar. Além de palestras com especialistas da área, representantes das instituições puderam discutir e refletir acerca da importância das medidas para a proteção das mulheres em situação de violência.
PCMG