Ação de prevenção a acidentes de trânsito mobiliza público em BH

Ação de prevenção a acidentes de trânsito mobiliza público na Praça da Savassi. Operação integrada entre as forças de segurança, Maio Amarelo busca conscientizar motoristas e pedestres para práticas preventivas e defensivas.

Quem passou pela Praça da Savassi, na capital mineira, na manhã desta segunda-feira (16/5), pôde participar de diversas ações promovidas pelas forças de segurança. O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância do Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito.

A ação contou com simulação de resgate do Corpo de Bombeiros Militar, exposição de veículos batidos (carro e moto), banda da Guarda Municipal, dicas de segurança do Detran-MG e a Transitolândia da Polícia Militar. Além disso, na base móvel do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, houve transmissão de vídeos educativos e demonstração de equipamentos utilizados em operações de blitz como bafômetros, redutores de velocidade e balizadores.

A intervenção faz parte da agenda de ações da Operação Integrada Maio Amarelo, realizada pelas forças de segurança e coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que objetiva alertar sobre os impactos dos acidentes de trânsito e estimular uma mudança de postura tanto do motorista e motociclista, quanto do pedestre. Este ano a campanha traz o tema “Juntos salvamos vidas”, que mostra que todos têm sua responsabilidade e devem atuar pelo propósito comum.

Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, conta que ações preventivas, educativas e repressivas continuam ao longo do mês. “Buscamos sensibilizar a população em relação aos cuidados no trânsito, seja como pedestre ou motorista”, observa.

União de forças 

O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), destaca a pertinência das ações educativas como a ocorrida na segunda-feira, na praça. “A PCMG considera primordial a união das forças de segurança em períodos como o Maio Amarelo, na busca pela sensibilização dos cidadãos sobre a necessidade de adotar atitudes prudentes e obedecer às regras de trânsito para preservar vidas”, afirma.

“Vítima no trânsito não é só quem morre, quem fica também é vítima. Muitas pessoas já perderam um ente querido em algum acidente. Estamos aqui para mostrar à sociedade a importância dessa responsabilidade no trânsito”, lembra o tenente Muniz, do batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv).

Para chamar a atenção da população, o Corpo de Bombeiros também fez uma simulação de resgate de uma vítima presa às ferragens do carro. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas reflitam mais sobre a prevenção e, principalmente, sobre os resultados da combinação álcool e direção”, destacou o segundo tenente Ivan Bento Vieira, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de BH.

Veja Também

Polícia Militar realiza megaoperação Dia do Trabalho 2025 neste feriado

No período de 30 de abril a 04 de maio, a Polícia Militar de Minas …