Abril laranja em Itabira: ação de prevenção contra a crueldade animal
A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, em parceria com a Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Centro Universitário UniFuncesi, realizou ação educativa e de conscientização contra a crueldade animal.
No dia 29 de abril de 2024, Policiais Civis da Unidade Regional de Itabira, em parceria com o poder público municipal e a sociedade civil, realizaram ação em comemoração ao Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal. A ação se concretizou pela abordagem da sociedade civil no centro do Município de Itabira, quando transeuntes e motoristas foram esclarecidos sobre condutas que são consideradas abusos, maus tratos, ferimentos e mutilações contra os animais.
A população foi informada como denunciar, bem como sobre o papel da Polícia Civil no combate aos crimes de maus-tratos aos animais. Folders foram distribuídos, como ferramenta fundamental na conscientização sobre maus-tratos a animais.
O Delegado Regional de Itabira, Diogo Luna Moureira, enfatizou a importância da ação de prevenção, ressaltando que a atividade apenas foi possível em razão da parceria da rede de proteção e garantia dos direitos dos animais do Município, bem como do apoio do 12º Departamento de Polícia Civil e do Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente.
Participaram da atividade o Delegado Regional de Polícia Civil de Itabira, o Perito Criminal Fernando de Almeida Costa Feijo, o Investigador de Polícia Marco Antonio Magalhães Lage, ambos Médicos Veterinários, os Escrivães de Polícia Junio Luiz de Rezende e Victoria da Silva Santos, e os servidores administrativos da Regional de Itabira Filipe Augusto Fernandes e Lorena Gabriela Gonçalves Machado.
A ação contou com a atuação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, da Diretora de Proteção Ambiental, Grazyella Monteiro, e de alunos do Centro Universitário UniFuncesi, que atuaram como voluntários na parceria.
Segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos!