A Polícia Militar apreende animais exóticos em Ipatinga
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar do Meio Ambiente, apreendeu nessa quarta-feira, 18.10, no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga, região do Vale do Aço, oito animais da espécie Porco Espinho Pigmeu Africano.
Os policiais militares se deslocaram até uma residência após receberem uma denúncia anônima que no local havia criação de porcos espinhos. Ao chegarem e constatarem a veracidade dos fatos, o proprietário foi questionado sobre a documentação/licença do órgão ambiental que permite a criação desses animais, porém, ela não foi apresentada.
O homem foi autuado pela infração ambiental com multa no valor de 14.355,16 reais pela guarda dos animais sem licença ou autorização expedida pela autoridade ambiental.
Os animais, não pertencem a fauna brasileira, são encontrados nos continentes Africano, Europeu e na Nova Zelândia. Eles foram apreendidos e terão seus destinos definidos junto ao órgão ambiental competente.
Risco de desequilíbrio Ecológico
A criação de animais exóticos sem controle e fiscalização do órgão ambiental podem ocasionar desequilíbrio ecológico e oferecem grande risco a população da fauna local, uma vez que, podem não possuir predador local ou até mesmo contribuir com transmissões de doenças e prejudicar substancialmente o meio ambiente
Autor: PMMG