Maio Laranja: PCMG difunde projeto para crianças em situação de risco
“Eu sei me cuidar”, uma das temáticas da campanha Maio Laranja da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), movimentou, essa semana, duas instituições que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade em Belo Horizonte. Com o projeto “Semáforo do Toque”, o público infantil da Casa dos Irmãos, no bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital, e do Centro Pastoral Santo Arnaldo Janssen, no bairro Taquaril, região Leste, aprendeu sobre os cuidados com o corpo.
A atuação preventiva, intensificada em maio – mês marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, é coordenada pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Nessa terça-feira (21/5), meninas e meninos, de 6 a 13 anos, acompanhados pelo projeto de socialização Centro Pastoral Santo Arnaldo Janssen, receberam as delegadas Fernanda Fiúza e Letícia Müller, com os investigadores Alexandre e Marcelo. Na segunda-feira (20/5), foi a vez dos pequenos da Casa dos Irmãos, instituição que acolhe crianças em situação de risco. Na ocasião, Maria Esperança, o cão mascote da Depca nas ações sociais, também marcou presença.
Semáforo do Toque
De forma lúdica e associando as cores do semáforo de trânsito, os policiais civis ensinam as crianças sobre as partes do corpo que o adulto pode ou não tocar, como elas podem identificar uma violação e a quem pedir ajuda. O projeto é apresentado em escolas e creches em ações de orientação realizadas pelas equipes da Depca.
PCMG