Kombi da Poesia Itinerante de Itabira leva cultura Drummondiana para cidades turísticas do estado

Combinando música, teatro e poesias, a Kombi semeia a cultura Drummondiana pelo estado

A Kombi da Poesia Itinerante, difusora cultural de Itabira, cidade natal do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, está realizando uma potente tour por cidades mineiras, levando poesia, música e expressão cênica para polos turísticos e tradicionais do estado.

Por meio da combinação de teatro, música e poesia cantada, as linhas eternas do Poeta Carlos Drummond de Andrade tomam vida novamente, preenchendo espaços e corações ainda não alcançados.

Com essa ação, os versos de Drummond e a cultura itabirana são semeadas, promovendo o acesso democrático e popularização de criações que fazem parte da trajetória artística de nosso país.

O projeto

O projeto foi desenvolvido mediante estratégias promovidas pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para difundir a obra Drummondiana. Assim, com a intenção de propagar poesia, essa convidou o artista Lucas Lage para desenvolver a concepção da Kombi Poética.

Tudo isso com o propósito de levar a cultura itabirana e poesias

Drummondianas pelas ruas da cidade, por meio da expressão artística de músicos e performistas.

Os artistas transitam com a Kombi itinerante, declamando e cantando as instigantes poesias do poeta maior Carlos Drummond de Andrade.

Espalhando, assim, sua obra e escritos, acompanhadas de melodias e composições originais, além de outras referências musicais da própria cidade de Itabira.

A ação da Kombi Itinerante já promove essa disseminação da poesia

Drummondiana por Itabira. Agora, alcança novas cidades que concentram a tradição da mineiridade e dialogam com a proposta de aceleração cultural e turística de municípios que são destinos apreciados e buscados por visitantes.

Além disso, o projeto tem como intenção ressignificar a vivência social sob o contexto extrativista e de mineração, que impulsiona a economia local das cidades em que será apresentado.

Tour da Poesia Itinerante

Dessa vez, o projeto viaja por Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei,

Tiradentes e fecha a viagem em Belo Horizonte, que se relaciona profundamente com seus princípios.

Essa viagem é motivada pela celebração da 21ª Semana Drummondiana, a qual homenageia os 120 anos do nascimento de Drummond, em 31 de outubro. Com isso, o momento é perfeito para espalhar a obra do poeta e a inventividade itabirana pelo estado.

Para que as raízes poéticas itabiranas cresçam e floresçam por essas localidades, a Kombi passará por pontos-chave de cada uma delas, se apresentando sem aviso e surpreendendo a comunidade.

Cidades das apresentações:

● Mariana — 20/10

● Ouro Preto — 21/10

● São João del Rei — 22/10

● Tiradentes — 23/10

● BH — 24/10

Os locais das apresentações ainda não serão divulgados, por a proposta ser arrebatar os espectadores, encantando-os com cultura inesperada, despretensiosa, além de entregar entretenimento gratuito aos moradores e visitantes da cidade.

Os integrantes

A Kombi da poesia Itinerante tem como atual organizador o intérprete, declamador e ator Lucas Lage, que convida: o violonista, Emmanuel Costa; o vocalista Yago Rios, que interpreta as canções; e a violinista Nouara Monteiro.

Todos são artistas com referências autorais que, no entanto, se combinam coletivamente, permeando e construindo as apresentações e a cena. Eles interpretam as músicas e poesias por meio do gesto, ações, tramas, acordes, melodias brasileiras e arranjos autorais que cativam cada um dos ouvintes que se deparam com a Kombi da poesia.

Estilo e estética

A artista plástica itabirana Annosca é a responsável pelo figurino da Kombi e seus integrantes. A artesã desenvolveu as peças, usadas exclusivamente nas apresentações, com elementos que dão mais brilho e cores às cenas reproduzidas e, com tudo isso, assumem o caráter da estética mambembe, de viés popular.

Democratização e acesso à cultura

Os principais agentes motivadores para os trabalhos da Kombi da Poesia Itinerante são o desejo e crença na importância da descentralização e democratização do acesso às artes. Por isso, as apresentações levam essa pegada antagônica que contesta o senso comum de que poesia é algo erudito e inacessível.

Nesse propósito, os quatro artistas seguem pelas ruas das cidades se apresentando gratuitamente, com um roteiro recheado de poesias e música popular, carregando em seu repertório a linguagem acessível e transformadora a todos os tipos de público.

O grupo tem o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), por meio da Prefeitura de Itabira, que realiza diversas ações pela disseminação da cultura drummondiana.

Para essa ação a FCCDA buscou investir no projeto de difusão e universalização da obra Drummondiana. Fazendo toda a programação e estratégia de fomento cultural, criando assim meios para a realização do circuito cidades históricas e capital

O superintendente da Fundação, Marcos Alcântara, destaca: “São vários passos que estamos dando para o fortalecimento cultural de Itabira, um deles é a universalização cultural, cantando a nossa aldeia para o mundo. Nossa intenção é levar Itabira em cada cantinho do Brasil e do mundo, e sempre com Drummond. Queremos abrir as portas para aguçar a vontade das pessoas em visitar nossa Itabira, cidade da poesia, do ecoturismo e berço da mineração.”

As apresentações contemplam todo o público: de crianças a jovens, percorrendo bairros, bares e locais públicos, a Kombi Itinerante passeia entregando teatro e poesia de forma ímpar!

Para conhecer mais sobre o trabalho da Kombi da Poesia Itinerante, basta acompanhar as redes sociais do projeto.

Além disso, você pode ficar por dentro de todas as informações sobre a cultura de Itabira e Drummond acompanhando a FCCDA!

Kombi Itinerante:

@kombitinerante

(31) 99443-2254

Fundação Cultural:

@FCCDA

(31) 3835 – 2102https://fccda.com.br/novo/

E se você vir a Kombi da Poesia Itinerante por aí, já sabe né? Posta nas redes e marca a galera, é assim que a cultura se espalha. Vamos juntos semear Drummond!

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …