2º Festival da Música de Itabira destaca a importância da cena independente

O Festival da Música de Itabira retomou para a sua 2ª edição entre os dias 12 e 15 de maio. O evento, que teve a sua 1ª edição em 2016, foi organizado e produzido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e contou com a parceria da agência Origami Propaganda, e teve como objetivo valorizar, movimentar e incentivar a produção autoral local.

O Festival fomentou a produção musical independente, destacando o seu papel sociocultural. Além disso, promoveu o incentivo artístico de novos talentos colocando em evidência músicas autorais. A proposta foi promover o intercâmbio musical entre artistas, movimentando o cenário regional. Participaram do evento não só artistas de Itabira, como de cidades mineiras como Belo Horizonte, Sete Lagoas e Catarina. O Festival faz parte do plano de metas da atual gestão municipal que objetiva promover nove festivais ao longo do ano.

Os finalistas se apresentaram na Fazenda do Pontal em um espaço especialmente projetado para receber os músicos, o júri e o público.  O evento contou, também, com um bar com diversas opções gastronômicas. Centenas de pessoas passaram pela Fazenda do Pontal ao longo dos quatro dias de duração do Festival.

Na noite desse domingo (15) subiram ao palco os vencedores: Yago Rios e Thiago SKP. Além disso, os músicos Dan e Duca realizaram o show de encerramento do Festival.

Para o superintendente Marcos Alcântara: “o Festival da Música de Itabira possibilitou a vivência de Itabira com grandes nomes da música. A cidade cantou música autoral e valorizou a cena independente”.

Confira os artistas premiados

Foram premiadas quatro categorias: melhor canção; melhor intérprete; instrumentista em destaque e grupo revelação.

Melhor Canção –  Thiago Skp (Quanto Vale)

Melhor interprete – Jhessy Vilas

Instrumentista destaque – Felipe Fantoni (Banda da Rayane Boldrine)

Artista revelação (Voto Popular) – Yago Rios

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …