Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Em 2020, 65 mil novos casos foram registrados. Trata-se de um tumor que se desenvolve na próstata, uma glândula masculina que produz o líquido que transporta os espermatozoides. Esse tumor se forma com a multiplicação das células da própria glândula, formando um caroço. Isso pode ocorrer devido a alterações hormonais.
O exame preventivo é rápido, indolor e muito importante. Na mesma hora o médico tem uma resposta se há um volume incomum na próstata, que fica bem próxima à parede do reto masculino. Ter a tranquilidade de que não há um tumor se desenvolvendo dentro de você é excelente. E caso haja alteração, quanto antes fizer o tratamento, mais chances há de cura. Isso é fundamental porque, somente em um ano, mais de 15 mil homens morreram de câncer de próstata (dados de 2019 – fonte: INCA). Muitos poderiam ter se salvado se tivessem feito tratamento no início da doença.
Você deve estar se perguntando: o que causa câncer? O desenvolvimento está ligado aos maus hábitos de vida, como comer poucos alimentos naturais, ser sedentário, ficar sempre com os nervos à flor da pele, fumar, consumir muito álcool e outras drogas. Tudo isso pode afetar o organismo. A Câmara Municipal de Itabira alerta: se você tem 40 anos ou mais, agende uma consulta e faça seu exame preventivo. Enquanto a gente cuida da cidade, você cuida da sua saúde!
Veja Também
Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio
Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …