Itabira: Projeto Recrear vai beneficiar crianças de 3 a 6 anos da rede municipal de ensino

Equipe técnica da SMELJ passou por capacitação para a implantação do projeto em Itabira

Uma parceria entre as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) e Educação entrega à comunidade escolar de Itabira o Projeto Recrear. A iniciativa socioeducativa abrange vivências esportivas lúdicas como uma estratégia pedagógica, envolvendo crianças de 3 a 6 anos com práticas corporais que enfatizam o controle e a precisão dos movimentos cotidianos dos alunos, como andar, correr, lançar, saltar, agarrar, arremessar, equilibrar, dentre outros.

A primeira capacitação técnica para os colaboradores ocorreu no último fim de semana, no Parque do Limoeiro, em Ipoema. A equipe participou de treinamento para a inclusão do projeto na Rede Municipal de Ensino.

A capacitação foi orientada pela professora Vanessa Guilherme Souza, doutoranda em Educação pela Universidade SEK do Chile e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). A professora itabirana Rita Márcia de Oliveira também participou do treinamento, oferecendo sua experiência com a metodologia desenvolvida na Secretaria de Esporte e Lazer de Belo Horizonte.

Participaram do treinamento professoras dos Cmeis de Ipoema e Senhora do Carmo, além da diretora das escolas rurais, Lucivânia Costa Duarte.

A implantação do projeto deve acontecer tão logo as aulas presenciais da rede pública municipal retornem. Os núcleos iniciais serão implantados nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Posteriormente escolas e creches da rede também receberão os benefícios do projeto.

Em tempo

A SMELJ vem investindo na formação continuada de sua equipe técnica para atuar de forma convergente com a nova proposta política para o esporte e lazer do município. Várias ações são desenvolvidas pela pasta. Recentemente foi realizado o 1º WebFórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. O evento contou com a participação de 300 pessoas de todo o Brasil.

Veja Também

Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

Reforço vacinal aos 15 meses passa a ser injetável Em 2025, crianças de 2 meses, …