Uma antiga reivindicação dos moradores da Vila Paciência começou a ser solucionada nesta semana pela Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e Secretaria Municipal de Obras (SMO). Na segunda-feira (21), começaram as obras para retirada do esgoto que se concentra em uma área ao lado da avenida France de Paula Andrade. A ação é executada em parceria com a empresa Belmont, que autorizou a realização de parte da obra no terreno particular.
O Saae construirá uma rede com extensão total de 180 metros por onde esse esgoto será desviado. As tubulações passarão pelo pátio da Belmont e serão interligadas a uma rede existente nos fundos do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Além do esgoto existente nessa microbacia, a nova rede receberá dejetos da Vila Cisne e de parte da Vila Paciência. Já a drenagem pluvial será realizada posteriormente pela SMO.
De acordo com o diretor-presidente do Saae, Jacir Primo, a obra já havia sido solicitada por representantes da associação do bairro, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério Público e por moradores que entraram em contato com veículos de comunicação da cidade. Em períodos chuvosos, a água pluvial mistura-se ao esgoto e um problema existente na manilha impede a vazão. Consequentemente, forma-se um lago que causa transtornos às pessoas que residem próximo ao local.
“É preciso enaltecer esta parceria com a Belmont, porque se este problema está sendo resolvido, deve-se ao bom senso dos proprietários desta empresa que entenderam e autorizaram a construção dessa nova rede de esgoto que passará pela propriedade. A medida contribuirá para que se resolva o problema de lançamento de esgoto na microbacia, que vem de muitos anos atrás, de forma definitiva”, ressaltou Jacir Primo.