Clique aqui para editar.

MINAS

URGENTE

Saae inicia construção de rede de esgoto na Vila Paciência

25 SET 2015
25 de Setembro de 2015
Uma antiga reivindicação dos moradores da Vila Paciência começou a ser solucionada nesta semana pela Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e  Secretaria Municipal de Obras (SMO). Na segunda-feira (21), começaram as obras para retirada do esgoto que se concentra em uma área ao lado da avenida France de Paula Andrade. A ação é executada em parceria com a empresa Belmont, que autorizou a realização de parte da obra no terreno particular.

O Saae construirá uma rede com extensão total de 180 metros por onde esse esgoto será desviado. As tubulações passarão pelo pátio da Belmont e serão interligadas a uma rede existente nos fundos do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Além do esgoto existente nessa microbacia, a nova rede receberá dejetos da Vila Cisne e de parte da Vila Paciência. Já a drenagem pluvial será realizada posteriormente pela SMO.

De acordo com o diretor-presidente do Saae, Jacir Primo, a obra já havia sido solicitada por representantes da associação do bairro, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério Público e por moradores que entraram em contato com veículos de comunicação da cidade. Em períodos chuvosos, a água pluvial mistura-se ao esgoto e um problema existente na manilha impede a vazão. Consequentemente, forma-se um lago que causa transtornos às pessoas que residem próximo ao local.

“É preciso enaltecer esta parceria com a Belmont, porque se este problema está sendo resolvido, deve-se ao bom senso dos proprietários desta empresa que entenderam e autorizaram a construção dessa nova rede de esgoto que passará pela propriedade. A medida contribuirá para que se resolva o problema de lançamento de esgoto na microbacia, que vem de muitos anos atrás, de forma definitiva”, ressaltou Jacir Primo.

Voltar